O
presente trabalho tem o objetivo de discutir como é o uso do laboratório de
informática na escola a pesquisa foi realizada pelos alunos de pós-graduação em
Informática do IFES, pólo Vitória com alunos e professores da rede municipal e
estadual. As respostas dos alunos, assim como dos professores, retrataram o uso
do laboratório de informática na escola; tendo como questão norteadora a
seguinte pergunta: o que e
como trabalhar com essas mídias e outras linguagens na escola de modo que
contribua para o processo de ensino aprendizagem? E como problema: Como o uso do laboratório
de informática contribui
como um novo paradigma na transformação das novas formas de pensar e
raciocinar e na construção do conhecimento? A coleta de dados realizou-se
através de uma amostra composta de professores e alunos que responderam a
questionários e entrevista, nos quais constavam informações sobre o uso do
laboratório de informática no espaço escolar. Dentre os resultados
identificou-se que apesar dos professores conhecerem a importância das
tecnologias, poucos utilizam este meio pedagogicamente; contrapondo-se ao
desejo relatado pelos alunos em utilizar mais freqüentemente este recurso.
Conclui-se que a maioria dos professores apresenta resistência a estes recursos
tecnológicos e que, necessita de uma formação continuada atuante para
motivá-los ao uso adequado desta ferramenta tecnológica, na sua prática de
ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário