Algumas Produções




O presente trabalho tem o objetivo de discutir como é o uso do laboratório de informática na escola a pesquisa foi realizada pelos alunos de pós-graduação em Informática do IFES, pólo Vitória com alunos e professores da rede municipal e estadual. As respostas dos alunos, assim como dos professores, retrataram o uso do laboratório de informática na escola; tendo como questão norteadora a seguinte pergunta: o que e como trabalhar com essas mídias e outras linguagens na escola de modo que contribua para o processo de ensino aprendizagem?  E como problema: Como o uso do laboratório de informática  contribui  como um novo paradigma na transformação das novas formas de pensar e raciocinar e na construção do conhecimento? A coleta de dados realizou-se através de uma amostra composta de professores e alunos que responderam a questionários e entrevista, nos quais constavam informações sobre o uso do laboratório de informática no espaço escolar. Dentre os resultados identificou-se que apesar dos professores conhecerem a importância das tecnologias, poucos utilizam este meio pedagogicamente; contrapondo-se ao desejo relatado pelos alunos em utilizar mais freqüentemente este recurso. Conclui-se que a maioria dos professores apresenta resistência a estes recursos tecnológicos e que, necessita de uma formação continuada atuante para motivá-los ao uso adequado desta ferramenta tecnológica, na sua prática de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário